Informações

Esclareça suas dúvidas sobre o Tratamento de Radioterapia, entenda quais são os cuidados e como é o pós-tratamento.

Para que serve a radioterapia?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de alguma doença.

Como funciona a radioterapia?

A radioterapia age em uma área específica promovendo a morte das células neoplásica da área afetada pelo câncer.

Como a radioterapia é aplicada?

A teleterapia ou radioterapia externa, em seu tratamento a  radiação é emitida de um aparelho em direção a área a ser tratada no corpo do paciente, ele estará deitado em uma mesa posicionado para receber o tratamento na área afetada.
A braquiterapia é outra forma de radiação, nessa técnica os materiais radioativos que são colocados no interior do paciente, no local acometido, de forma temporária ou permanente.

Qual a diferença entre radioterapia e quimioterapia?

A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, que vai agir no corpo inteiro.
A radioterapia é um tratamento localizado, mais parecido com um raio-x de uma região do corpo.
Portanto, os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo de droga utilizada, e os da radioterapia, da dose e da região tratada.

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia?

Os efeitos colaterais do tratamento dependerá da área a ser irradiada, da extensão e esquema de dose que será aplicada.

 

Efeitos na região cabeça e pescoço
Pode haver alterações no paladar e dor ao engolir. Na região da boca pode ocorrer o aparecimento de aftas, que podem causar dificuldades para se alimentar e em alguns casos o paciente pode ter boca seca ou saliva grossa, podendo ser irreversível. Também é importante ressaltar que alguns pacientes apresentam reações na pele, tais como, pele ressecada, escurecida ou avermelhada.

 

Efeitos na região torácica
Geralmente o paciente pode sentir cansaço, reações na pele (pele ressecada, escurecida e/ou avermelhada), perda de pelos no local do tratamento, coceira na área tratada, perda de apetite e náuseas.

 

Efeitos na região pélvica
O paciente pode sentir cansaço, alteração do ritmo intestinal (diarreia ou prisão de ventre), reações da pele (pele ressecada, escurecida, avermelhada, ou com feridas), perda de pelos no local de tratamento, coceira na área tratada e ardência ao urinar.

Como é o pós-tratamento?

Os efeitos colaterais diminuirão gradualmente e tende a ser ausente em poucos dias ou meses. Após o tratamento será agendado consulta de retorno e acompanhamento.

A radioterapia provoca queda de cabeça ou causa náuseas?

Por atuar em área específica a RT provoca a queda dos pelos que estão dentro da área a ser irradiada. As náuseas podem ocorrer quando o alvo do tratamento for no estômago ou em algum órgão que esteja próximo ou interligado a ele.

A radioterapia pode afetar minha fertilidade?

A infertilidade ou a menopausa precoce pode ocorrer caso as radiações sejam entregues na região pélvica da paciente, ou seja, quando o  tratamento é realizado na bexiga, reto, vagina, útero ou ovário.

Preciso ir acompanhado nas sessões de radioterapia?

Não é necessário. A RT é indolor, não causa comprometimento físico ou mental e o tempo de entrega da dose na média é de 5-20 minutos.

Há algum alimento que tenho que evitar?

O ideal é evitar condimentos, principalmente a pimenta, manter dieta hipossódica se o paciente for hipertenso e controle da glicemia caso seja diabético.
A restrição de alimentos vai depender da área/órgão que receberá a irradiação, sempre pergunte ao médico, pois é relevante para essa orientação.

Quais os cuidados devo ter com a pele durante a higienização do local?

O ideal para a higienização na área irradiada é água natural ou levemente fria e utilizar apenas sabonetes neutros. Outros cuidados também devem ser levados a sério como, evitar barbear, usar cera, cremes de depilação, uso de talco, gel, babosa, desodorantes, sabonetes perfumados, uso de protetor solar na área, loções e roupas apertadas.

O paciente fica com radiação no corpo?

A radiação emitida pela radioterapia externa atravessa o corpo do paciente e não impregna em seu interior. Portanto, o paciente não fica radioativo e não há problemas de contato com outras pessoas. Quando o paciente é tratado com implante de material radioativo de forma permanente, haverá emissão de radiação no seu interior por um determinado tempo. Nestes casos, o paciente recebe instruções específicas sobre os cuidados que deve ter e por quanto tempo.

PRECISA DE UMA CONSULTA?